ISSO: ações sociais que abrem portas



Com 9 cursos de capacitação profissional e ações sócio-culturais e ambientais em andamento, o Instituto Social Sotreq já beneficiou mais de 3.700 brasileiros.

Quando Bruno Trindade Gomes iniciou em 2006 o curso de Eletromecânica com ênfase em Manutenção de Equipamentos Fora-de-Estrada da Fundação CSN/CET em parceria com o Instituto Social Sotreq (ISSO) não imaginava que essa formação abriria tantas portas para sua carreira profissional. Bruno participou da sua 2a turma e logo após a formação, na qual teve a oportunidade ser contemplado com uma bolsa de estudo concedida pelo ISSO, ingressou como operador de equipamentos pesados na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Dois anos depois, conseguiu ser admitido na Escola de Formação de Mecânicos, curso preparatório para assumir a função de Ajudante de Mecânico na Sotreq, e atualmente é programador de serviços da filial Contagem (MG), trabalhando diretamente nas demandas de manutenção da CSN. “O curso de Eletromecânica foi a base do conhecimento de manutenção que tenho hoje, foi muito importante para minha vida profissional”, afirma.

O primeiro convênio do Instituto foi assinado em 2005, no mesmo ano de sua criação, com a Fundação CSN/Centro de Educação Tecnológica General Edmundo de Macedo Soares e Silva, localizado em Congonhas (MG). O ISSO apoiou na montagem da grade, na melhoria da estrutura do laboratório, na construção do material didático específico e investiu na qualificação dos docentes, em palestras e visitas técnicas dos alunos à oficina da Sotreq, além de conceder oportunidades de trabalho para alunos oriundos da parceria.

“O resultado da parceria com o ISSO foi a conquista da excelente aceitação dos alunos no mercado de trabalho. Quase 100% dos nossos estudantes trabalham em empresas da região”, conta Eliane Aquino Ribeiro, Gerente Educacional de Congonhas da Fundação CSN/CET. Os jovens logo se deram conta disso e a procura pelo curso cresceu. Hoje tem até fila de espera. “Nosso desafio agora é encontrar mecanismos para criar mais vagas de modo a conseguir atender essa demanda, tanto em quantidade como em qualidade, diz Eliane.

AMPLIAÇÃO DE PARCERIAS

Com um projeto tão bem-sucedido, o ISSO seguiu em frente, ampliando parcerias com instituições de ensino, investindo na formação e qualificação de jovens e adultos. Atualmente, há 9 convênios de cooperação técnico-educacional para qualificação profissional na área de Mecânica, nas seguintes regiões: Congonhas (MG), Itabira (MG), Belém (PA), Campinas (SP), Macaé (RJ), Goiânia (GO) e Parauapebas (PA). Já a cidade de Diamantina (MG) possui uma Escola de Formação de Operadores e Auxiliares de Operação de equipamentos de colheita florestal, e em Altamira (PA) há o Programa de Aprendizagem em Manutenção de Equipamentos de Terraplenagem. O Instituto também apoia o projeto de Teclando o Futuro, executado pela ONG CEPA (Centro de Apoio Promocional e Educacional Santo Hermann José), com o propósito de promover a inclusão digital e social de jovens e adultos do bairro Bela Vista, Contagem (MG).

Iniciado em 2010, o projeto Teclando o Futuro possibilitou a mais de 200 adolescentes com idade acima de 14 anos operar um microcomputador, se apropriando da ferramenta como meio de inclusão social e profissional. “A ideia é não apenas incluir esses jovens no ambiente digital, mas ensiná-los a usar a Internet de forma consciente. Estimulamos a vontade de aprender com jogos pedagógicos”, diz Sidney Fernandes Fonseca, coordenador de Projetos Sociais da ONG CEPA. De acordo com Sidney, os estudantes levam o curso muito a sério, um exemplo disso é o caso de uma ex-aluna que se tornou instrutora.

Em 2012, o ISSO renovou, pelo 4o ano consecutivo, o Certificado de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e possui novos planos. “Estamos estudando propostas de ações de educação ambiental nas escolas. A ideia é atuar na conscientização das crianças e jovens para que tenhamos, no futuro, adultos mais preocupados com a preservação ambiental”, explica Rosa Cristina, Analista em Responsabilidade Social do ISSO, sobre a ampliação do apoio a projetos voltados para essa temática. O ISSO também investe em ações assistenciais e socioculturais, cultivando há 7 anos iniciativas sociais para levar adiante o seu compromisso com o interesse público.

Fonte: Revista ELO